Como Sacar Cotas do PIS/PASEP: Um Guia Fácil

As cotas do PIS/PASEP são valores que alguns trabalhadores têm direito de receber. Esses valores foram acumulados entre os anos de 1971 e 1988 e são uma espécie de “poupança” que pode ser sacada por quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público nesse período. Se você ainda não sacou o saldo do PIS/PASEP, é possível receber o valor. Confira abaixo um guia simples para entender o processo!

O que São as Cotas do PIS/PASEP?

As cotas do PIS/PASEP representam um fundo de participação feito pelos empregadores para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos entre 1971 e 1988. Desde agosto de 2023, os valores não sacados foram transferidos para o Tesouro Nacional, mas ainda podem ser solicitados por quem tem direito.

Quem Pode Sacar?

  • Trabalhadores de Carteira Assinada ou Servidores Públicos: Quem trabalhou de carteira assinada ou foi servidor entre 1971 e 1988 e ainda não sacou suas cotas pode solicitar o valor.
  • Herdeiros ou Dependentes Legais: Em caso de falecimento do titular, os dependentes ou herdeiros previstos na lei têm direito ao saque.

Como Consultar o Saldo do PIS/PASEP

Assim para saber se você possui saldo, siga estes passos:

  1. Baixe o App FGTS: Abra o aplicativo e, em seu extrato, verifique se há cotas transferidas para o Tesouro Nacional.
  2. Portal do FGTS: Também é possível consultar pelo site do FGTS, acessando sua conta para ver os valores disponíveis.

Como Receber o Saldo

Portanto para sacar o saldo disponível, é necessário abrir um pedido de ressarcimento em uma agência da Caixa Econômica Federal. Abaixo estão as etapas para receber o valor:

  1. Vá até uma Agência da CAIXA: Leve seu RG, CPF e comprovante de vínculo empregatício, se solicitado.
  2. Protocole o Pedido: Os atendentes farão a solicitação para o Tesouro, e, em até cinco dias úteis, o valor estará disponível para saque.

Dicas Importantes

  • O Serviço é Gratuito: Não há custo para solicitar o saque do PIS/PASEP.
  • Documentação Completa: Certifique-se de levar todos os documentos necessários para evitar atrasos.
  • Direito ao Atendimento Prioritário: Gestantes, idosos, pessoas com deficiência, lactantes e quem está com criança de colo têm direito a atendimento prioritário.

Assim, com esses passos, você pode receber o valor das cotas do PIS/PASEP. Se precisar de mais informações, acesse o Portal do FGTS ou entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Quer mais assuntos interessantes? Clique e veja nossos outros artigos e expanda seu conhecimento agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *